Com suas oito pernas peludas a aranha não é o animal mais simpático que existe. Mas sua capacidade de produzir a seda que forma a teia é admirada por muitos. Outros insetos produzem seda, mas a seda produzida pela aranha é inigualável.
A teia de aranha é 5 vezes mais forte que o aço. Tornado-a um dos materiais mais resistentes da Terra. No entanto possui uma grande elasticidade. Pode esticar 30% mais que o náilon. Mas não volta rápido como se fosse uma cama elástica. Se isso acontecesse jogaria longe a comida da aranha. Se a teia de aranha fosse ampliada para ficar do tamanho de um campo de futebol ela poderia parar um Jumbo em pleno vôo sem se romper.
Impressionante também é que a aranha produz sua seda em temperatura ambiente usando água como solvente. Como comparação, o fio de seda produzido pela aranha é mais resistente que o tecido usado nos coletes à prova de balas, o kevlar. É um tecido feito de ácido sulfúrico concentrado e aquecido até quase o ponto de ebulição. Mas ao passo que os subprodutos do kevlar são tóxicos e de difícil destinação, a seda da aranha é produzida a partir de proteína e de água comum com níveis de pH e temperaturas similares às encontradas na boca dum ser humano. Além disso, essa mistura de água e proteína resulta numa fibra que a água da chuva não dissolve.
Com a aranha produz a sua teia?
Nem todas as 40.000 espécies de aranhas produzem seda. Ela é produzida na parte traseira inferior do abdome da aranha. Ali a aranha possui três órgãos de fiar. Pequeníssimos tubos ligam esses órgãos com glândulas de seda dentro do corpo da aranha. Ao comprimir seus órgãos de fiação contra um objeto a aranha expele parte da seda líquida. Quando ela se afasta do objeto, o líquido é esticado e endurece ao entrar em contato com o ar. A aranha pode produzir um fio grosso se juntar as suas fiandeiras. Ou produzir uma fita de fios finos se manter os órgãos de fiar separados.
As teias podem ter vários estilos e formatos. Podem ser compactadas, em forma de arco, cúpula arredondada e até móvel.
Por que a aranha não fica presa em sua teia?
A aranha produz gotas pegajosas que ela põe em intervalos iguais nos fios de seda. Isso torna a teia uma armadilha para qualquer inseto incauto. No entanto a aranha nunca fica emaranhada na sua armadilha. Com a boca a aranha lubrifica suas patas e daí caminha sobre a seda pegajosa com impunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário