quarta-feira, 4 de julho de 2012

Qual a importância dos ossos para a saúde e o vigor do corpo?

O osso tem sido admirado pela sua força tênsil, , compressiva e elástica. O corpo humano adulto é formado por vários ossos, no total 206. O maior osso é o fêmur, na coxa, e o menor é o estribo, no ouvido. Assim como uma armação de aço sustenta um arranha-céu os ossos fornecem a estrutura do nosso corpo. Os ossos nos ajudam de muitas maneiras. Nos ajudam a mover-nos e fornecem apoio quando estamos em pé ou sentados. Os ossos, junto com os músculos, as cartilagens e articulações podem conferir a um corpo saudável um impressionante grau de flexibilidade e uma variedade de movimento, como podemos ver no caso dos atletas de ginástica.





Os ossos servem também para proteger órgãos do corpo. Os ossos do esqueleto do corpo humano pesam 9 quilos, mas são fortes como barras de ferro, protegendo o cérebro, coração e os pulmões, além de ancorar os músculos.

Os ossos achatados do crânio, das costelas, do esterno e da pélvis contêm medula vermelha, ou ativa. A medula vermelha desempenha importante papel na formação do sangue. Produz os glóbulos vermelhos do sangue, que transportam o oxigênio, os importantes agentes de coagulação, chamados plaquetas, e grande porcentagem de glóbulos brancos, que servem primariamente para o combate a infecções. Isso enfatiza a importância dos ossos sobre a saúde e o vigor da pessoa.



Os ossos são duros e fortes mas flexíveis na medida certa, e assumem vária formas. 80% da massa total de um esqueleto adulto é formada por uma uma camada externa dura chamada de osso compacto. Esta camada dá ao osso sua cor branca. O interior do osso é chamado osso esponjoso. Embora o tecido esponjoso represente apenas os restantes 20% da massa óssea total, é leve e poroso, e constitui-se a maior parte do material ósseo. O tecido esponjoso no interior do osso permite espaço para os vasos sangüíneos e da medula.


Para manter os ossos fortes é necessário uma boa alimentação, exercícios regulares, cálcio e vitamina D. Alimentos ricos em cálcio, como leite , queijo, iogurte e legumes, devem fazer parte da nossa dieta diária, assim como os exercícios devem fazer parte da nossa rotina diária. Seus ossos vão agradecer se você não fumar, pois o fumo prejudica a absorção do cálcio e vitamina D. E não devemos esquecer-nos de tomar um pouco de sol pois ele ajuda o corpo a absorver vitamina D.

2 comentários:

  1. Esta provado que o leite e derivados são prejudiciais a saúde dos ossos e a todo o organismo. As fontes naturais de cálcio são as folhas verdes de hortaliças como o couve.

    ResponderExcluir

Web Statistics