sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cacto Saguaro - reservatório vivo de água

Os meses sem chuvas no deserto não são problema para essa planta. Isso porque o cacto saguaro pode armazenar grande quantidade de água. Nas raras vezes que chove no deserto esse cacto pode absorver tanta água que pode viver e continuar dando fruto e flores por um ano ou até mais. E, quando está cheio, pode pesar cinco ou mais toneladas. É um verdadeiro reservatório vivo de água





Mas como o saguaro consegue sugar tanta água? A resposta está na sua raiz. Ao invés de ter uma grande raiz principal que não poderia sobreviver nas areias do deserto, ele possui longas raízes perto da superfície. Essas raízes se espalham por todas as direções de seu tronco principal. Quando chove as raízes não perdem tempo. Assim que a água toca a areia é absorvida. Além disso, sua casca contém estrias que se expandem como um acordeão quando absorve a água. Dentro da casca bem vedada, há um material esponjoso que absorve a água sugada pela raiz.




Tão impressionante como a capacidade do cacto saguaro de absorver água é o seu tamanho. Alguns espécimes chegaram a atingir a altura de quinze metros ou mais. E eles têm vida longa. Alguns atingem a idade de mais de 200 anos.



Os cactos saguaro podem ser vistos no deserto Sonoran, na região sudoeste dos Estados Unidos, em especial na área que é conhecida como Monumento Nacional ao Saguaro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics