segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Nosso maravilhoso sistema circulatório

O sistema circulatório humano é formado por vasos sanguíneos com extensão de 160.000 quilômetros. É quase a mesma extensão das rodovias pavimentadas estaduais e federais do Brasil inteiro, que somadas chegam a 173.359 quilômetros. É como se nós pegássemos quase toda a rede rodoviária pavimentada do Brasil e reduzisse ela num tamanho que coubesse dentro do corpo humano.



Além dos vasos o sistema circulatório inclui o coração e o sangue. O coração é o centro do sistema. Todos os dias o coração bombeia 9.500 litros de sangue pelo corpo. Ele se contrai e dilata-se 68 vezes por minuto. Faz isso segundo após segundo, minuto após minuto, durante toda vida. Ao bater o sangue é bombeado para as artérias. Essa onda produz a pulsação que sentimos quando colocamos o dedo sobre uma artéria. O coração bombeia de 5 a 7 litros por minuto e ao chegar ao 70 anos o coração terá bombeado 200 milhões de litros.


O sangue é composto pelo plasma, glóbulos brancos, plaquetas e glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio dos pulmões às células do corpo. São produzidos na medula óssea na quantidade de 200 milhões por dia. Os glóbulos vermelhos podem circular pelo corpo umas 100 mil vezes até serem eliminados pelo baço e fígado.

globulos-vermelhos


Existem três principais vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias transportam o sangue que sai do coração. Elas possuem um espaço interno maior que as veias e os capilares. Suas paredes são mais grossas e são mais lisas de modo que o sangue flui rapidamente. A maior artéria do corpo é a aorta. Ela leva o sangue do coração às outras artérias que se ramificam a partir dela.

Após passar pelas menores artérias o sangue segue pelos capilares que existem em grande quantidade. Estes são tão finos que os glóbulos vermelhos seguem por eles em fila indiana. Transportam nutrientes e oxigênio aos tecidos próximos.

As veias transportam o sangue de volta ao coração. Quando chega às veias o sangue já perdeu quase toda sua pressão. É por isso que quando cortamos uma artéria o sangue jorra com mais vigor do que quando cortamos uma veia. As veias possuem válvulas que impedem que o sangue escoe para longe do coração, forçando o sangue seguir em direção do coração. Quando flexionamos os músculos, por exemplo, ao caminhar, o sangue é pressionado a passar pelas válvulas direto para o coração. Esse é motivo de nos sentirmos desconfortáveis quando ficamos muito tempo numa posição. É que o fluxo de sangue nas veias fica reduzido. Mas ao  movimentarmos nos sentimos melhor porque os músculos do corpo aceleram o fluxo de sangue. A pressão no abdome e na cavidade torácica, causada pela respiração, também ajuda a levar o sangue ao coração.



Esse tem sido o padrão da circulação do sangue. Considerado por muitos um milagre silencioso que se realiza dentro do nosso corpo sem nos apercebermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics