domingo, 7 de março de 2010

O rio que corre em sentido contrário


O RIO Mekong serpenteia por seis países asiáticos sustentando cerca de 100 milhões de pessoas de aproximadamente 100 grupos étnicos e nativos.Estendendo-se por 4.350 quilômetros, ele é a via navegável mais longa do Sudeste Asiático. E visto que passa por diversos países, o rio tem muitos nomes; o mais conhecido desses é Mekong, uma contração do nome tailandês Mae Nam Khong.
O Mekong nasce no alto do Himalaia e de lá irrompe cheio de vida e vigor, descendo pelas encostas das montanhas, formando torrentes que atravessam profundos desfiladeiros. Quando o rio deixa a China, onde é chamado de Lancang, já percorreu quase metade de toda a sua extensão, num impressionante declive de 4.500 metros. No restante do percurso, o declive do rio é de apenas 500 metros. Por isso, nessa parte do rio as águas correm de forma mais tranqüila. Quando sai da China, o rio forma a fronteira entre Mianmar e o Laos e uma boa parte da fronteira entre o Laos e a Tailândia. Ele se divide no Camboja e flui para o Vietnã em dois braços que se ramificam e deságuam no mar da China Meridional.





A bacia do Mekong é uma das mais ricas áreas de biodiversidade do mundo. Somente a Amazônia possui um elevado nível de biodiversidade. Embora a Amazônia tem maior biodiversidade do rio Mekong tem mais biodiversidade por unidade de área.




Mais de 1200 espécies de peixes foram identificadas e estima-se que esse número passa chegar a 1700.






A água do rio Mekong alimenta grandes extensões de florestas e áreas úmidas que produzem materiais de construção, medicamentos e alimentos, fornece habitats para milhares de espécies de plantas e animais terrestres e suporta a grande captura da pesca





Onde o rio corre em sentido contrário.
Você acha isso impossível?
Se acha, provavelmente vai mudar de idéia depois de visitar o Camboja na época das monções, ou estação chuvosa.
Todos os dias, de meados de maio a fins de outubro, o céu que amanhece claro vai escurecendo, e ao entardecer chove bastante. A água corre sobre o solo seco e poeirento, e os rios transbordam.




Quando o majestoso rio Mekong encontra o rio Tonle Sap as águas se misturam. Mas logo se dividem em dois rios: o Mekong propriamente dito e o Bassac. Eles continuam a correr para o sul, cruzam o Vietnã e formam o gigante delta do Mekong.Logo após o início da estação chuvosa, as áreas mais baixas do delta são inundadas, enchendo os afluentes que ficam secos em algumas épocas do ano. Ao continuarem as chuvas de monção, as águas do rio Tonle Sap se acumulam, e ele passa a correr para o norte, em vez de seguir seu curso normal para o sul. Assim, o rio inundado corre em sentido contrário até desaguar no lago Tonle Sap


Esse lago fica numa planície a cerca de 100 quilômetros de Phnom Penh, capital do Camboja. Durante a estação seca, o lago tem uns 3 mil quilômetros quadrados. Na estação úmida, porém, ele aumenta de 4 a 5 vezes, tornando-se a maior concentração de água doce do Sudeste Asiático.
Regiões com arrozais, estradas, árvores e povoados ficam então alagadas. Pescadores com barcos que antes flutuavam em águas de apenas 1 metro de profundidade agora navegam acima da copa de árvores de até 10 metros de altura.

Um comentário:

  1. Aí o seu blog ta maneiro, parabéns cara! Me de umas dicas para o meu blog http://temalivre-br.blogspot.com/ ... se puder dar uma parceria la.. agradeço e ja to seguindo o seu .. abraço!

    ResponderExcluir

Web Statistics