segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Parque Nacional dos Everglades - O rio de capim

Neste lugar não há vistas impressionantes de tirar o fôlego, nem paisagens majestosas para tirar fotos. Tampouco há animais selvagens passeando na natureza a serem admirados a uma distância segura. Ao contrário, o Parque Nacional dos Everglades é o primeiro parque nacional do mundo criado por causa de sua biodiversidade, não por causa de uma rara beleza natural.


O Parque Nacional Everglades se situam na ponta sul da Flórida. Com seu mar de capim tem sido chamado de "um rio de grama fluindo imperceptivelmente do interior para o mar".
Sem correnteza, a água corre lentamente para o mar. Com sua excepcional variedade de habitats aquáticos se tornou um santuário para um grande número de aves e répteis, bem como para as espécies ameaçadas, tais como o peixe-boi.


Os Everglades contém vastas zonas húmidas subtropicais e os ecossistemas costeiros / marinhos, incluindo pântanos de água doce, florestas de pinheiros, extensas florestas de manguezais, pântanos de água salgada, algas marinhas e ecossistemas importantes para a pesca comercial e recreativa



Os Everglades protegem 800 espécies de vertebrados terrestres e aquáticos, incluindo mais de 14 espécies ameaçadas, 25 mamíferos, mais de 400 espécies de aves, 60 espécies conhecidas de répteis, anfíbios e insetos, incluindo duas espécies de borboletas ameaçadas.
Mais de 20 espécies de serpentes foram registradas. Mais de 275 espécies de peixes são conhecidos a partir dos Everglades, a maioria habita as águas marinhas e estuarinas. Essa grande variedade de peixes atraem milhares de pescadores para o parque. Durante o Outono acontece uma procissão contínua de aves canoras e outros migrantes sobrevoando ou descansando no parque.


Foi declarado um parque nacional em 06 de dezembro de 1947. O parque foi aceito como uma reserva da biosfera em 1976, inscrito na Lista do Patrimônio Mundial em 1979, e foi designado uma Zona Húmida de Importância Internacional em 1987. A área total do Parque Nacional Evergaldes foi aumentada em 1989 de seu tamanho original de 566, 788ha de seu tamanho atual.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics