quarta-feira, 18 de julho de 2012

Conheça melhor a barata

Já lhe aconteceu de achar antipática uma pessoa que acabou de conhecer e depois mudar seu conceito depois de conhecê-la melhor? O conceito que muitos têm da barata não é muito favorável. Muitas vezes terminaram esmagadas pela sola de nossos sapatos. Apesar de existir pessoas que amam as baratas. Mas de qualquer forma, a barata é um inseto muito interessante. Veja alguns fatos sobre ela:

As baratas têm uma grande capacidade de se proliferar, devido a falta de inimigos naturais e a capacidade de adaptar-se e proteger-se. Até que isso não é uma novidade visto que quando menos esperamos, elas surgem do nada. Mas o que impressiona é a sua capacidade de reprodução. Certo tipo de barata pode gerar até 100.000 descendentes em apenas um ano. A fêmea produz sete ootecas ou casulos durante sua vida média de 140 dias. Cada ooteca pode conter 48 ovos. Se tudo ocorrer bem com as baratinhas e elas produzirem a mesma quantidade de ovos, logo teremos uma grande família de baratas.

Por falar em família, as baratas parecem que vivem muito bem em família. Já foi observado baratas adultas carregarem suas baratinhas nas costas. Quando chega a hora de deixar a cápsula do ovo podem contar com a mãe barata atenta que as ajuda a saírem. E após a eclosão do ovo permanecem juntas e recebem a atenção da mãe que com instinto maternal as cria. Por isso, não é raro encontrar numa colônia de ninfas, ou insetos jovens, baratas mais velhas.

As baratas comem tudo o que nós comemos e muito mais. Couro, pêlos, papel de parede e carcaças de animais. Tome cuidado com seus livros, pois elas podem comê-los também. Não que elas sejam comilonas. A cola de apenas um selo postal é suficiente para alimentar uma dúzia delas por uma semana.

Elas não são muito chegadas a uma limpeza. Ambientes imundos e sujos fazem a alegria delas. Mas mesmo lugares mais limpos possíveis podem ficar infestados de baratas. O que não pode faltar é água. Por isso é mais comum encontrá-las na cozinha e no banheiro.

As multifuncionais antenas da barata realizam funções de tato, paladar e olfato para ela. Se você já correu atrás de uma barata para tentar esmagá-la deve ter notado que elas são bem rápidas. Onde essas criaturas aprenderam a correr desse jeito? A resposta está naqueles pêlos nos lados do abdômen que captam o mais leve deslocamento de ar e também de onde vem. Ela conta também com um sistema nervoso extremamente eficiente que lhe permite reagir num centésimo de segundo. Em um segundo ela já poderá ter percorrido um metro e mudado de direção mais de 25 vezes sem diminuir a velocidade.

Se por acaso a barata perder a sua cabeça (não sei se isso acontece com muita freqüência) ela poderá viver por mais de um dia. O suficiente para depositar seus ovos num lugar seguro. E alguns tipos podem viver até seis semanas sem nenhum alimento ou água.




Talvez seu conceito sobre a barata tenha mudado um pouco depois de saber desses fatos. Mas é bom não tê-la como hóspede em sua casa visto que pode transmitir doenças. Como deixar a casa livre de baratas? Segue umas dicas:

- Como elas gostam de sujeira, manter a casa limpa já é um bom começo. Dê atenção especial à cozinha, inclusive nos espaços em volta e embaixo de fogões, armários e refrigeradores.

- As baratas se escondem em rachaduras, por isso limpe com freqüência todos os esconderijos possíveis — tais como rachaduras e gretas no piso, nos tampos de armários e respiradouros. Quando possível, vede com massa as rachaduras e gretas na cozinha e nos banheiros.

- Não deixe lixo acumulado.

- Guarde os alimentos em recipientes bem vedados.

- Limpe imediatamente qualquer migalha ou liquido que cair no chão.

- Ao trazer sacolas e recipientes para dentro de casa examine-as para ver se não trazem insetos ou ovos deles.

- Lembre-se que as baratas precisam mais de água do que de alimento. Então controle e elimine qualquer vazamento. Além disso não deixe louça suja de um dia para o outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics