sábado, 15 de outubro de 2011

O grande lago Titicaca

 Onde fica o lago Titicaca?

Numa baixada na cordilheira dos Andes, se encontra o mais elevado corpo de água continental, navegável do mundo – o lago Titicaca. A 3.800 metros acima dos mar, o lago Titicaca é suprido por mais de 25 rios que, em sua maioria, descem os picos das montanhas cobertos de neve, alguns com mais de 6.400 metros de altura. Os seus 190 quilômetros de comprimento, e um máximo de 80 quilômetros de largura constitui parte da divisa entre o Peru, a oeste, e a Bolívia, a leste.



Ilhas flutuantes do lago Titicaca


ILHAS que flutuam? Sim, as ilhas nesse incomum lago na América do Sul flutuam. E há pessoas que vivem nelas.

Algumas das muitas ilhas do lago Titicaca são esteiras flutuantes feitas de totora seco, um tipo de papiro semelhante ao junco, que cresce em trechos mais rasos do lago. Os juncos brotam no leito do lago, atravessam muitos metros de água e se projetam metros acima da superfície da água. Para se fazer uma ilha, os juncos, com as raízes ainda no leito do lago, são envergados e entrelaçados de modo que formem uma plataforma, ou piso, como que de palha, que repousa sobre a superfície da água. Depois são comprimidos com barro e reforçados com hastes de junco cortadas. Os habitantes vivem em cabanas de junco construídas nas ilhas flutuantes de junco.


muito essas ilhas são habitadas. Os habitantes do lago fabricam suas famosas balsas: barcos fabricados com feixes de junco seco amarrados juntos, que lembram as pequenas embarcações de papiro com formato de meia-lua retratadas em antigos monumentos egípcios





Estas ilhas é o lar dos índios urus, uma tribo indígena ímpar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics