sábado, 11 de setembro de 2010

E se não houvesse pôr de sol?

Você já pensou por que no fim do dia a escuridão cai gradualmente ao invés de forma repentina? E se a noite viesse de súbito, como se um interruptor de luz fosse desligado?
Na verdade, é isso o que acontece na lua, quando o sol mergulha no horizonte. Mas pra nós a escuridão vem lentamente. Por que isso se dá?


Diferente dos outros planetas do sistema solar e da lua, a Terra possui uma atmosfera. E é ela que causa o crepúsculo. Se não houvesse atmosfera a escuridão completa sobreviria abruptamente ao por do sol, como o apagar da luz. Mas, na terra, quando o sol desaparece da vista a noitinha, continua por um tempo a iluminar as camadas superiores da atmosfera. A atmosfera da terra, com suas muitas partículas de poeira, continua a refletir a luz solar, e supre a terra com luz indireta, ou luz crepuscular. Assim, a escuridão sobrevem gradualmente, à medida que o sol mergulha no horizonte e ilumina menos a atmosfera acima. O mesmo fenômeno, mas ao inverso, ocorre de manhã, antes do nascer do sol. Isto, também, é chamado crepúsculo, ou, a aurora
Os melhores lugares para se observar o pôr do sol são em regiões sem poluição. Os pores-do-sol em cidades industriais são em geral sem brilho e sem cores, a não ser alguns tons de vermelho. Numa região muito poluída o Sol aparece como disco vermelho sem brilho que pode desvanecer mesmo antes de atingir o horizonte.
Numa atmosfera excepcionalmente límpida e não poluída as cores do pôr-do-sol são especialmente vivas. O Sol é amarelo - vivo e o céu adjacente, de tons laranja e amarelo. À medida que o Sol desaparece abaixo do horizonte, as cores mudam gradualmente de laranja para azul. Nuvens baixas continuam a refletir a luz do Sol, mesmo depois de ele ter desaparecido.


A mudança gradual do dia para a noite fornece tanto para as plantas como para os animais um tempo de ajuste. Algumas plantas dobram devagar as suas folhas e flores ao pôr do sol, parecendo esconder da noite as suas partes frágeis. Outras plantas parecem abrir-se para captar ou inalar algo que perderam durante o dia. São evidentemente controladas por um relógio embutido, regulado pelas mudanças de luz e escuridão.
Um processo similar ocorre no reino animal. Alguns animais sossegam e se recolhem a seus ninhos ou tocas para dormir. Mas, outros animais acordam e se preparam para suas atividades noturnas.

Para os humanos o crepúsculo tem sido a parte do dia mais agradável para muitos. Geralmente o entardecer alivia as tensões do dia e cria uma sensação de contentamento.



O que você vai fazer no próximo fim de tarde? Porque não dá um tempo nas suas atividades para admirar um belo pôr de sol? Essa seria uma ótima ocasião para passar bons momentos com uma pessoa que você ama, ou mesmo para ficar sozinho e meditar enquanto observa o entardecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics