segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Os tornados são descritos como as mais violentas das tempestades atmosféricas.Um gigante furacão pode desenvolver ventos de mais de 160 quilômetros horários. Mas, os ventos bem concentrados de tornado amiúde atingem 480 quilômetros horários e talvez ocasionalmente excedam 800 quilômetros por hora. O centro deste cilindro rodopiante cria um poderoso vácuo.

São capazes de explodir prédios, desarraigar árvores e prédios, erguer objetos pesados e transportar objetos mais leves por quilômetros.


Sentindo aparentemente algumas destas forças, certo senhor notou “forte força como a atração de um imã”, puxando-o do porão escada acima, ao tentar mergulhar para baixo em busca de segurança. “Meus ouvidos quase estouravam”, disse, sem dúvida devido à baixa pressão do ar.
Documentos e restos de Xenia apareceram até a 320 quilômetros de distância! Ossos humanos arrancados dos túmulos foram encontradas a quilômetros do cemitário. Uma senhora perdeu seu gato diante do tornado — até que apareceu dois dias depois num estado de completa exaustão. Acredita-se que foram levados pelo tornado e fizeram a longa viagem de volta.
Um senhor conta que dirigia para o trabalho quando a saraiva tão pesada, que receou que quebrasse seu pára-brisas, obrigou-o a se enfiar embaixo do painel de instrumentos a bem da segurança. Daí, segundo disse, carro foi erguido, virou de cabeça para baixo e deu várias cambalhotas. Por fim, o carro foi apanhado no ar e desceu sobre seu teto, pousando a uns 36 metros de onde havia originalmente parado. Certamente ficou contente de estar vivo.





Ao passo que o tornado mediano tem algumas centenas de metros de largura e se move de 48 a 64 quilômetros por hora por cerca de 25 quilômetros, amiúde variam grandemente da média. O mais mortífero de que se tem registro tinha cerca de um quilômetro e meio de largura, e irrompeu por 350 quilômetros em 3 estados dos EUA, a 96 quilômetros horários, matando 689 pessoas! Irrompeu há quase 85 anos atrás, em 18 de março de 1925.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics