quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Imagens incríveis do Universo

V838 Monocerotis
Galáxia do Sombreiro


Aglomerado Estelar das Plèiades


Nebulosa de Órion


Nebulosa Olho de Gato




NGC 1569



Aglomerado Estelar NGC 265


Nebulosa da Formiga








Llori




Nebulosa do Cone






Nebulosa do Caranguejo



Nebulosa da Borboleta


Nebulosa da Águia


Aglomerado de Galáxias Abell 1689






NGC 3603


O Universo contém pelo menos 50 bilhões de galáxias. Não são 50 bilhões de estrelas, são 50 bilhões de galáxias, cada qual com bilhões de estrelas semelhantes ao Sol.
As galáxias estão em movimento. Quando os astrônomos passaram luz galáctica através de um prisma, observou-se um ‘esticamento’ nas ondas luminosas, indicando que se afastavam de nós a grande velocidade. Quanto mais distante a galáxia, tanto mais rapidamente parecia afastar-se. Isso indica um Universo em expansão.
O fato de o Universo estar se expandindo mostra que ele teve um início. De fato, a maioria dos cientistas admitem isso. Isso levanta algumas perguntas:
O que desencadeou esse processo?
Qual a força suficientemente poderosa para vencer a imensa gravidade do Universo inteiro?
De onde viria uma força tão poderosa?
Alguns cientistas levantam a hipótese de que uma grande explosão desencadeou o início do Universo. Mas nesse respeito achei interessante as palavras do astrônomo Sir Bernard Lovell: "Se o Universo tivesse se expandido uma trilionésima parte mais rápido toda a matéria no Universo já estaria dispersa agora. . . . E se tivesse sido uma trilionésima parte mais lento, as forças gravitacionais teriam arruinado o Universo mais ou menos dentro de seu primeiro trilhão de anos de existência. De novo, não haveria estrelas de longa vida nem a própria vida”.
Poderia uma explosão ocasionar uma expansão tão organizada? Poderia uma explosão ter produzido um Universo complexo e com leis precisas?
O que você acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics