quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Imagens incríveis do Universo

V838 Monocerotis
Galáxia do Sombreiro


Aglomerado Estelar das Plèiades


Nebulosa de Órion


Nebulosa Olho de Gato




NGC 1569



Aglomerado Estelar NGC 265


Nebulosa da Formiga








Llori




Nebulosa do Cone






Nebulosa do Caranguejo



Nebulosa da Borboleta


Nebulosa da Águia


Aglomerado de Galáxias Abell 1689






NGC 3603


O Universo contém pelo menos 50 bilhões de galáxias. Não são 50 bilhões de estrelas, são 50 bilhões de galáxias, cada qual com bilhões de estrelas semelhantes ao Sol.
As galáxias estão em movimento. Quando os astrônomos passaram luz galáctica através de um prisma, observou-se um ‘esticamento’ nas ondas luminosas, indicando que se afastavam de nós a grande velocidade. Quanto mais distante a galáxia, tanto mais rapidamente parecia afastar-se. Isso indica um Universo em expansão.
O fato de o Universo estar se expandindo mostra que ele teve um início. De fato, a maioria dos cientistas admitem isso. Isso levanta algumas perguntas:
O que desencadeou esse processo?
Qual a força suficientemente poderosa para vencer a imensa gravidade do Universo inteiro?
De onde viria uma força tão poderosa?
Alguns cientistas levantam a hipótese de que uma grande explosão desencadeou o início do Universo. Mas nesse respeito achei interessante as palavras do astrônomo Sir Bernard Lovell: "Se o Universo tivesse se expandido uma trilionésima parte mais rápido toda a matéria no Universo já estaria dispersa agora. . . . E se tivesse sido uma trilionésima parte mais lento, as forças gravitacionais teriam arruinado o Universo mais ou menos dentro de seu primeiro trilhão de anos de existência. De novo, não haveria estrelas de longa vida nem a própria vida”.
Poderia uma explosão ocasionar uma expansão tão organizada? Poderia uma explosão ter produzido um Universo complexo e com leis precisas?
O que você acha?

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

La Paz, a cicade que fica nas nuvens

Quem mora em



,vive com a cabeça nas nuvens. Mas não é porque os 1.613.000 pacenhos são distraídos ou sonhadores, é porque eles vivem nas nuvens mesmo. La Paz fica a 3.625 metros acima do nível do mar, assim, na maioria dos dias, eles ficam acima das nuvens. . É a capital mais alta do mundo. (Embora Sucre seja a capital legal, La Paz é a sede do governo boliviano.)

A maioria dos visitantes à Bolívia descem em La Paz. Vindo de avião pelo norte, pode-se obter uma vista do reluzente Lago Titicaca, suas águas azuis extraordinariamente profundas refletindo o limpo e claro céu acima. Para o sudeste assoma o Monte Illimani, encimado de neve, o maior de todos os picos da Bolívia. E milhares de metros abaixo de seu cume, numa profunda e estreita garganta, situa-se La Paz.




Para os viajantes terrestres, a aproximação a La Paz fornece uma vista simplesmente sensacional. Pois, até quase chegar a ela, a cidade está escondida, oculta da vista. Daí, subitamente em certo ponto da estrada, olha-se para baixo e lá, banhada pela brilhante luz do sol, a cidade se espalha como se estivesse na concavidade de uma cratera do feitio de um terraço.







Os visitandes podem passar por algumas dificuldades. O ar rarefeito dificultava a respiração. A falta de oxigênio afeta a maior parte das funções orgânicas. Os músculos agüentam menos esforço, o sistema nervoso tolera menos estresse e o sistema digestivo não consegue processar tão bem a gordura.






Mesmo dentro de La Paz há grande variação de altitude. O centro fica a 3630 metros acima do nível do mar e a periferia se estende as alturas de 4010m, onde fica o aeroporto ou a cidade El Alto com 4090m.









A cidade tem um labirinto de ruas estreitas e ruelas tortuosas.










Lago Titicaca. Fica a uns 3.800 metros acima do nível do mar. Este corpo de água de uns 220 quilômetros de extensão é o mais alto lago navegável da terra.











Rota da morte. Emoção e aventura são garantidas para quem passeia por esta estrada. Ela liga La Paz à região de Los Yungas. Olhando essas imagens não é difícil de entender por ela é conhecida como a estrada da morte.











Valle de La Luna. É um sitio arqueológico. Tem esse nome devido as formações rochosas aparentaram o solo da Lua.
Web Statistics