Velebit é a maior cadeia de montanhas da Croácia e faz parte de uma cadeia montanhosa maior, os Alpes Dináricos. As montanhas de Velebit se estendem em forma de arco ligeiramente dobrado ao longo da costa do Mar Adriático na direção noroeste-sudeste, entre passagem Vratnik e o vale do rio Zrmanja. As montanhas são de aproximadamente 145 km de comprimento, sua largura variando entre 30 km nas regiões do norte a 10 km em suas partes do sul.
Em suas partes ocidentais, a cadeia montanhosa Velebit aumenta acentuadamente a partir do mar, dominando a paisagem. Rumo ao leste, as suas encostas descem mais suavemente no planalto de Lika, situado entre 425 a 600 metros acima do nível do mar. O pico mais alto das Montanhas Velebit é Vaganski vrh (1757 m de altitude) no Parque Nacional Paklenica. Nessa cadeia de montanhas vemos cânions, rios cársticos com travertino (Zrmanja, Krupa), nascentes cársticas, lagos e abismos. Fenômenos cársticos subterrâneas são igualmente diversas e interessantes, poços profundos, cavernas, lagos subterrâneos e as nascentes submarinas ("vrulje") estão entre os mais interessantes.
As montanhas em si são escassas em água. Nascentes e cursos de água superficiais cársticas são raros, especialmente nas partes norte e central. Apesar de que, no interior do maciço Velebit existem enormes reservas de água doce. Rios no lado continental de Velebit (em primeiro lugar Lika e Gacka), desaparecem no subterrâneo mesmo em frente do maciço Velebit, encontrando seu caminho através dela em direção ao Mar Adriático. Lá, eles surgem novamente.
Na área Velebit cerca de 90 diferentes tipos de habitat, de acordo com a classificação CORINE. Podem ser distinguidos, cerca de 20 deles no Parque Nacional Paklenica sozinho. Isso é cerca de 70% de todos os tipos de habitats encontrados na Croácia. A característica mais notável das Montanhas Velebit é a presença das "duas faces diferentes" - um nas encostas do litoral do Adriático e uma nas encostas continentais. As diferenças entre eles pode ser observado na variedade de recursos - vegetação, habitats e espécies, bem como nos hábitos das pessoas que vivem lá.
Por causa de seus vários valores naturais, as Montanhas Velebit vem atraindo a atenção dos cientistas nacionais e internacionais e especialistas, por um longo tempo. Primeiras tentativas oficiais para proteger a área datam do final dos anos 20 do século passado. Naquela época, as florestas de Štirovaca e Paklenica foram declaradas como parques nacionais. De acordo com a lei, este estatuto deveria ter sido reafirmada em uma base anual. Como não foi, ambas as áreas perderam o seu estatuto de proteção. Após a Segunda Guerra Mundial, em 1949, o Parque Nacional Paklenica foi criado na zona sul de Velebit, onde há dois canyons impressionantes (de Velika e Paklenica Mala). O reconhecimento internacional foi expressa em 1978, quando toda a montanha tornou-se uma Reserva da Biosfera, no âmbito humano da UNESCO e do Programa Biosfera (MAB). Depois disso, as montanhas foram declaradas Parque Natural, as suas fronteiras mais ou menos correspondentes aos da Reserva da Biosfera. Para resumir, tanto Paklenica e Sjeverni Velebit National Park estão situados dentro das fronteiras do Parque Natural Velebit, que compreende quase toda as montanhas Velebit, e é uma Reserva da Biosfera no mesmo tempo. Há também uma série de outras pequenas áreas protegidas de estatuto diferente, dentro dos três parques.
Através da história, atividades econômicas tradicionais nas Montanhas Velebit tem sido a criação de gado, em primeiro lugar, e silvicultura. Devido à escassez de terras aráveis, a agricultura nunca teve um papel muito importante. Ao longo da costa, a pesca era uma importante atividade. Não há grandes plantas industriais na área, nem mesmo hoje. Nas últimas décadas, o turismo se desenvolveu e tornou-se importante fonte de renda na área costal.
Por causa do clima rigoroso, nas partes superiores do Velebit nunca houve assentamentos permanentes. Existem inúmeros poços e nascentes, moinhos d'água, objetos sacros, trilhas tradicionais e "mirila" - estes são pedras especialmente dispostas ao longo das trilhas Velebit tradicionais, onde as pessoas costumavam descansar um pouco.