Imagine só uma árvore completamente coberta de flores, ricamente colorida de escarlate! Talvez, por causa desta cor e do tamanho da árvore, que varia de 6 a 12 metros de altura, alguns a chamem de poinciana real. Quando esta árvore floresçe por completo, parece chamejar de flores; daí seu nome flamboyant, acácia rubra ou árvore flamejante. Trata-se de uma das mais lindas árvores florescentes do mundo.
A maior parte do ano o flamboyant não tem folhagem. Mas na primavera os ramos secos, que parecem mortos, tornam a viver e irrompem num manto escarlate. Ao invés de cada flor abrir-se sozinha, as flores formam cachos.
As flores de per si do flamboyant podem medir até 13 centímetros de diâmetro. Cada uma apresenta cinco pétalas, quatro das quais são idênticas na cor e tamanho. A quinta, contudo, parece como o proverbial ‘menor ou mais fraco da ninhada’. Estreita e ligeiramente amarela, esta pétala parece um tanto malformada.
Embora possua notável beleza, o flamboyant tem floração relativamente curta, durando de algumas semanas a dois meses. Depois disso, gradualmente perde as flores substituindo-as por folhas verde-brilhantes, parecidas às da samambaia. Também, por volta desse tempo, ervilhas-verdes pontiagudas, algumas com de 46 a 61 centímetros, aparecem. As pessoas usam as ervilhas secas dessa árvore como combustível. Por fim, as folhas secam e caem, e as ervilhas ficam marrons.