No século dezesseis navegadores portugueses avistaram uma pequena ilha. Com sua verdejante cobertura vegetal tropical não poderia haver nome melhor para batizar aquela ilha do que Formosa, ou Taiwan em inglês.
Distante cerca de 200 KM da costa da Chna, Taiwan é uma ilha pequena - apenas 390 quilômetros de comprimento e, no máximo, uns 160 quilômetros de largura. No entanto possui grandes montanhas. De fato, mais de trinta de seus picos ascendem a mais de 3.000 metros, e alguns chegam a quase 3.900 metros. O Yü Shan (monte Morrison) é mais alto do que o monte Fuji, do Japão, ou o monte Cook, da Nova Zelândia. As montanhas centrais são rodeadas por estreitas planícies costeiras, onde vive a fervilhante população da ilha, de bem mais de 22 milhões de pessoas
O Museu do Palácio Nacional, localizado em Taipei, quase com certeza contém a maior coleção de artefatos chineses do mundo. Ao passo que alguns itens se acham em exibição permanente, inteiras seções são mudadas a cada três meses. Mesmo assim, levaria dez anos para exibir tudo uma só vez! Objetos de jade e vasos são tão assombrosamente lindos que muitos passam horas a examinar apenas estas duas mostras.
Para muitos turistas, contudo, o cenário fabuloso que fez com que os marujos portugueses chamassem a ilha de Formosa, ou Ilha Bela, é o ponto destacado duma visita a Formosa. Um dos lugares mais impressivos de se ver é a Garganta Taroko, perto de Hualien, na costa oriental. “Grande” é palavra inadequada para descrever os altaneiros penhascos marmóreos e o vale profundo através do qual flui um riacho normalmente pequeno.